quinta-feira, 23 de junho de 2011

Movimento Aparente do Sol

O Sol está quase que absolutamente fixo, centrado em nosso Sistema Solar. Existem planetas, asteróides e cometas que fazem movimentos quase que circulares ao redor do Sol. No caso da Terra temos a imprensão que o Sol é que se movimenta na abóboda celeste, mas na verdade é a Terra que se movimenta, seja através da rotação em torno de seu eixo e também através do movimento circular ao redor do Sol, chamado de translação. Esse movimento dura 365 dias e 6 horas - um ano.
Mas a Terra possui um movimento assimétrico de rotação, pois seu eixo de rotação está inclinado aproximadamente 23,5 graus, assim ela gira de modo irregular - se é que posso falar assim - de tal forma que acima do equador, durante o verão, o dia é mais longo e no hemisfério sul é mais curto - e vice-versa quando se invertem as estações. Isso possibilita também que hajam estações climáticas em nosso planeta - verão, outono, inverno e primavera. Essas estações são marcadas pelos extremos de inclinação da luz solar em nosso planeta: Próximo ao dia 21 de junho é o solstício de inverno pro hemisfério sul e verão no norte. Perto de 21 de dezembro é o contrário, solstício de verão no sul e inverno no norte. Temos também os equinócios, que se passam aproximadamente em 20 de março e 20 de setembro - seria o ponto de menor inclinação onde o sol aparenta nascer exatamente no leste verdadeiro e se põe no oeste - ele estaria se movimentando centrado na cúpula celeste.


Figura 1: Solstício de junho - 21/06 - vejam a projeção da luz solar sobre o planeta - está inclinada, ou seja, o sol ilumina mais o hemisfério norte - portanto é verão por lá e inverno no sul.



Figura 2: Agora vejam o que acontece em 21 de dezembro - é o contrário - o sol ilumina mais o lado
sul e menos o hemisfério norte, portanto lá é inverno e aqui é verão.


Figura 3: Como foi falado anteriormente, temo o ponto médio, no qual os raios solares incidem de modo igual para ambos os hemisférios, temos assim os chamados equinócios, ocorrem duas vezes ao ano, em março e setembro - próximo aos dias 20 de cada mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário